sábado, 20 de novembro de 2010

Zumbi, suas lutas e nossas lutas quilombolas

Zumbi, suas lutas e nossas lutas quilombolas

A palavra Zumbi

Zumbi tem origem em palavras do grupo lingüístico africano banto (bantu). A palavra Kazumbi significa fantasma; as palavras zambi ou nzambi significam ser supremo, deus. Banto tem origem em ba (plural, coletivo) e ntu (ser), Logo, bantu significa comunidade, povo; contrapões-se a muntu, sendo mu (singular) e ntu (ser). Alguns países que têm povos que falam língua banto e onde a palavra Zumbi ou outra assemelhada aparece.

O homem chamado Zumbi

O homem Zumbi, segundo lendas e histórias, nasceu livre no Quilombo de Palmares, na Serra da Barrica em 1655, pertencente ao município de União de Palmares no atual Estado de Alagoas. Palmares abrigava ex-escravos, brancos pobres, índios e outros excluídos do sistema escravista.
Na época em que Zumbi nasceu Palmares, a grande experiência comunitária dos que fugiam da escravidão, era governada pela rainha Acotirene. Com a sua velhice o poder foi passado para Ganga Zumba, o tio de Zumbi.
Ainda menino (muleke), Zumbi foi seqüestrado pelos caçadores de ex escravos. Ele tinha sete anos. Os seqüestradores o entregaram a um Padre no Rio de Janeiro que o transformou em coroinha. Mas o sentimento de liberdade foi mais forte e Zumbi voltou para Palmares. Ali se tornou grande general lutando para libertar o povo da escravidão.

Zumbi: de general a Rei de Palmares

Ganga Zumba era um grande rei, mas estava cansado de tanta guerra. Acabou aceitando a proposta de paz oferecida pelo governador de Pernambuco (pois Palmares estava situado nesse Estado, na época). Zumbi e seus seguidores não concordaram com o acordo de paz, pois isso significava parar de lutar para libertar aqueles que ainda eram escravizados. Houve confronto entre os seguidores de Ganga Zumba e de Zumbi. Zumbi venceu e assumiu o poder, tornando-se Rei de Palmares. Ganga Zumba morreu. Não se sabe ao certo se ele cometeu suicidou ou se foi morto pelas forças militares de Zumbi.

A morte de Zumbi

Depois de décadas de guerra entre liberdade x escravidão, Palmares foi destruído. Isso ocorreu em 1694. Em 20 de novembro de1695 Zumbi foi encontrado e morto.
As forças contrárias ä liberdade e à construção de uma sociedade livre, igualitária, solidária e respeitadora da diversidade cultural do povo brasileiro. Mas se enganaram. A experiência comunitária de Palmares continuou. Novos Zumbis apareceram e milhares de quilombos se espalharam por todo o Brasil.

A lição de Palmares e de Zumbi

Palmares e tantos outros quilombos se constituíram em espaços sociais de construção de cidadania. Eles mostram que é possível construir uma sociedade com bases multiculturais, que combine valores como liberdade, igualdade, solidariedade e respeito à diversidade.
Uma sociedade quilombista é possível. Para isso precisamos vencer o preconceito e as manifestações de desrespeito ao ser humano, seja o negro, seja o branco, nordenstino, mulher, pessoa com deficiência, índio ou homoafetivo.
Continuar o projeto quilombista de Zumbi é tarefa de todos nós. Precisamos libertar o povo da ignorância, da intolerância, do preconceito e da discriminação. Este mundo novo é possível, se todos abraçarmos a causa.
Valeu Zumbi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário