segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Imprensa Mundial destaca a eleição de Dilma

1 de novembro de 2010 07:57
Imprensa internacional destaca sucessora de Lula
valor
SÃO PAULO - A vitória de Dilma Rousseff na eleição presidencial brasileira é destaque na imprensa internacional nesta segunda-feira. Os jornais argentinos, por exemplo, dão conta que a sucessora do atual mandatário Luiz Inácio Lula da Silva torna-se a primeira mulher a dirigir o Brasil.
Com 99,99% das urnas apuradas, Dilma venceu o segundo turno das eleições com 56,05% dos votos válidos, ou mais de 55 milhões de votos, contra 43,95% do candidato do PSDB, José Serra, que somou 43,7 milhões de votos.
O jornal La Nación, por exemplo, recorda que Dilma, uma economista de 62 anos de ascendência búlgara, que foi guerrilheira e esteve presa entre 1970 e 1973, vai ser a 12ª mulher a chegar ao poder na América.
O El Cronista, também da Argentina, observou, por sua vez, que, graças ao voto eletrônico, o resultado do pleito saiu com uma velocidade desconhecida de qualquer cidadão argentino e que ele confirmou as últimas pesquisas eleitorais divulgadas nos últimos dias.
O Clarín, por sua vez, reportou que Dilma recebeu os resultados junto do presidente Lula, quem, adicionou a publicação, impulsionou a campanha da candidata do PT à Presidência da República, colocando à favor dela seu prestígio.
Da Espanha, o El Mundo destaca que o Brasil entregará, por fim, as chaves do poder a uma mulher e o El País dá ênfase ao fato de Dilma prometer continuar o trabalho de Lula.
Dos Estados Unidos, o New York Times (NYT) reporta a trajetória de Dilma e sua adesão ao grupo de líderes mulheres eleitas democraticamente, incluindo Michele Bachelet no Chile, Cristina Fernandéz de Kirchner na Argentina e Angela Merkel na Alemanha. O Wall Street Journal (WSJ) relata que Dilma teve uma vitória selada pela prosperidade econômica e pela ampla popularidade do atual dirigente brasileiro, mentor dela.
Na França, o Le Monde diz que Dilma se beneficiou da grande popularidade de Lula e do sucesso da política dele. O Libération também menciona esse fato e a questão de ser a primeira presidente mulher do Brasil, "um gigante de 193 milhões de habitante e a oitava economia do mundo".
Os jornais do Reino Unido, como Financial Times e Guardian, também trazem matérias sobre o pleito brasileiro.
(Juliana Cardoso | Valor)
http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/5101/imprensa-internacional-destaca-sucessora-de-lula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário