quarta-feira, 10 de novembro de 2010

20 DE NOVEMBRO - ZUMBI DOS PALMARES (1655-1695)

20 DE NOVEMBRO - ZUMBI DOS PALMARES (1655-1695)


1. 1452 - O Papa Nicolau V autorizou a coroa portuguesa a escravizar os africanos com o objetivo de os cristianizar.
2. 1500 - Os primeiros portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao Brasil.
3. 1521 - As leis portuguesas (Ordenações Manuelinas) autorizaram a escravidão de africanos.
4. 1533 - Chegada dos primeiros africanos ao Brasil para serem escravizados. São 17 pessoas que foram levados para a capitania de São Tomé (Paraiba do Sul/Macaé).
5. 1559 - D. Catarina de Áustria, regente de Portugal, por Alvará, autorizou cada senhor de engenho do Brasil, mediante certidão passada pelo Governador Geral, a importar até 120 escravos.
6. 1560 - Grande produção de açúcar; grande necessidade de mão-de-obra. Escravidão dos Índios. Muitos índios adoeciam e morriam. Os Padres e bispos combateram a escravização dos índios. Aumentou a escravização dos africanos. Eles vieram de diversas nações africanas, dentre elas, Angola, Congo, Guiné, Daomé (atual Benin) e Nigéria. Os principais portos de desembarque no Brasil foram Bahia e Pernambuco e depois Rio de Janeiro, de onde seguiam para outras cidades.
7. 1595-1600 - Muitos escravizados fugiam dos locais de trabalho e se organizavam em comunidades no meio das matas. Tornaram se conhecidos como quilombolas. Quilombolas é designação comum aos escravos refugiados em quilombos, ou descendentes de escravos negros cujos antepassados no período da escravidão fugiram dos engenhos de cana-de-açúcar, fazendas e pequenas propriedades onde executavam diversos trabalhos braçais para formar pequenos vilarejos chamados de quilombos.O mais famoso dos quilombos foi o Quilombo de Palmares, que chegou a ter mais de 20 mil habitantes, localizado, na época, no Estado de Pernambuco. Hoje o local faz parte do Estado de Alagoas. No quilombo dos Palmares havia brancos, índios, africanos, judeus e outros que se sentiam perseguidos ou injustiçados. Todos queriam viver em liberdade.
8. 1600 - 1655 - Quilombo de Palmares. A população de Palmares cresce e é governada pela Rainha Acotirene pelo Rei Ganga Zumba. Palmares foi duramente combatida pelos Portugueses.
9. 1655 - Nasceu Zumbi dos Palmares, sobrinho de Ganga Zumba. Ainda menino, por volta dos 7anos (1662) foi sequestrado e entregue a um padre no Rio de Janeiro. O padre o batizou e deu-lhe o nome de Francisco; ensinou-lhe a língua portuguesa e o latim. O menino Zumbi aprendeu muitas coisas e ajudava o padre nas missas como coroinha.
10. 1670 - Zumbi sentia muita saudade de sua família e de seus amiguinhos. Por isso ele fugiu e retornou a Palmares.
11. 1675 - Zumbi se destaca na luta contra os portugueses e se torna um grande general.
12. 1680 - Zumbi se torna Rei de Palmares e continua na luta contra os portugueses.
13. 1694 - Depois de muita luta e resistência os Portugueses conseguem destruir grande parte do Quilombo de Palmares.
14. 1695 - Aconteceu no dia 20 de novembro. Zumbi dos Palmares foi capturado e morto. Mas antes de morrer ajudou a formar muitos líderes e muitos outros quilombos foram construídos, oferecendo assim um lugar de paz e liberdade para muitos que fugiam da escravidão, da perseguição e da miséria.
15. 2010 - Mais de duas mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_de_escravos_para_o_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordena%C3%A7%C3%B5es_manuelinas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_negreiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quilombolas
http://www.vidaslusofonas.pt/zumbi_dos_palmares.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário