quinta-feira, 23 de junho de 2011

Oxalá expulsa o filho chamado Dinheiro

Oxalá tinha um filho chamado Dinheiro, prepotente e abusado, que se achava mais poderoso que o pai. Contando vantagem, proclamou ser tão destemido que era capaz de capturar até a Morte.

Para demonstrar seu poder perante todos, Dinheiro pôs-se a pensar como realizar tal façanha. Fez um ebó e saiu maquinando. Onde morava Icu, a Morte? Onde a encontraria?
Deitou-se na encruzilhada para pensar melhor. As pessoas que passavam na estrada se deparavam com um homem espichado no meio do caminho. Até que um transeunte disse assim:
--- Que faz este homem assim esticado no caminho, com a cabeça para a casa da Morte, os pés para as bandas da doença e os lados do corpo para o lugar da desavença?
Ouvindo tais palavras, levantou-se o homem e disse:
--- Já sei tudo o que era preciso saber.

E lá se foi ele direto para o lugar onde a Morte residia. Chegando à casa dela, entrou sorrateiramente e começou a bater os tambores fúnebres que a dona da casa usava quando matava as pessoas. Icu veio apressada, irritada mesmo, e entrou em casa afoitamente sem nenhum cuidado, querendo saber quem estava tocando os seus tambores. Dinheiro tinha uma rede preparada que jogou sobre a Morte, fazendo dela prisioneira.
Feliz da vida, lá foi Dinheiro para a casa de seu pai, levando sua horrenda presa para provar seu poder.
Mas Oxalá o recebeu furioso:
---Ah! Tu que és capaz de causar todo o bem e todo o mal agora te atreves a trazer à minha casa a própria Morte, só para dar provas de tua força! Vai-te embora daqui com tua conquista, filho destemperado. Dinheiro que carrega a Morte nunca será boa coisa, mesmo que tudo possa comprar e possuir.
E assim Oxalá expulsou o Dinheiro de sua casa.

Legenda:
Ebó :oferenda, sacrifício a algum orixá.
Orixá: Literalmente, donos ou comandantes do ori (cabeça); seres espirituais, “deuses”.
Oxalá, Orixanlá: o grande orixá, conhecido também como Obatalá, o rei do pano branco. Segundo Buonfiglio (1995, p. 59), foi o primeiro orixá a ser criado por Olodumaré, o deus supremo. Ele representa o céu, o princípio de tudo, e foi enarregado por Olodumaré de criar o mundo. Oxaguian: Forma jovem e guerreira de Oxalá. Oxalalufan: forma idosa de Oxalá.


FONTE PRINCIPAL:
PRANDI, Reginado. Mitologia dos Orixás. Editora Companhia das Letras, 2001.

FONTE AUXILIAR:
BUONFIGLIO, Monica. Orixas! Editora Monica Buonfiglio, 1995.


Email: jbenebarros@yahoo.com.br

2 comentários: