quarta-feira, 4 de maio de 2011

PT de Limeira: da resistência ao projeto - José Benedito de Barros



PT de Limeira: da resistência ao projeto

Qual é a identidade do Partido dos Trabalhadores de Limeira?

Trata-se de um partido de resistência. O PT resiste contra a corrupção na administração pública, contra o conservadorismo e contra o que alguns dirigentes partidários chamam genericamente de capitalismo.

Por ser partido de resistência, o PT de Limeira concentra suas ações em duas frentes principais: câmara de vereadores e os movimentos social e sindical. Com isso tem conseguido relativo sucesso nos trinta anos de sua existência. Por isso é compreensível que a população veja o PT como um partido de oposição e não de situação. Há muitos eleitores que até votam em vereadores do PT, mas para Prefeito preferem candidaturas de outros partidos, pois o PT nunca apresentou um projeto sério de gestão da cidade.

Mas será que resistir e se opor é suficiente?
Entendo que não. O PT deve avançar e construir uma identidade de projeto, ou seja, construir uma visão comum sobre os problemas da cidade e traçar estratégias de conquista do governo local, a partir de diretrizes, programas e metas de gestão participativa que congreguem partidos, organizações e pessoas. O critério fundamental de aglutinação deve ser o interesse em construir um projeto de e para a cidade e não o interesse particular de cada pessoa ou grupo político.

Para viabilizar a construção de um PT com identidade de projeto, entendo ser necessário a realização de reuniões, cursos, seminários e outros meios de construção de conhecimentos, abrangendo problemas da cidade e temas de gestão pública.

Está na hora do PT local mudar, se quiser ser relevante para a maioria da população. Caso contrário continuará a ser o partido combativo que sempre foi, mas recebendo o reconhecimento de menos de 10% do eleitorado. Será que é isso o que a maioria dos petistas querem? Espero que não.

José Benedito de Barros
Email: jbenebarros@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário