sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ỌDÚN 2012: ÀWA FẸ́ ỌLÀ: NÓS QUEREMOS PROSPERIDADE NO ANO DE 2012.

Meus amigos, minhas amigas, alunos, seguidores e leitores, estou de volta depois de mais de um mês sem postar.
Este ano promete. Um Bàbálorìṣà de Limeira me disse que 2012 é um ano propenso à prosperidade, ọlà, na língua yorùbá. Pois então, que venha a prosperidade. Para que isso ocorra teremos muito o que fazer nesse ano. Seguem algumas pistas abaixo.

Política.
Parece que o bom comportamento (ìwà pẹ̀lẹ́ ou ìwà rere) está querendo virar exceção, quando deveria ser regra, tanto na vida privada quanto na pública. Não podemos deixar isso acontecer. O combate à corrupção deve ser uma bandeira de luta, tanto no plano individual quanto coletivo.

Línguas Africanas.
Retomaremos as aulas de língua yorubá (èdè yorùbá) em Limeira. Defendo que oficializemos nosso grupo de estudos. Sugiro até um nome: GELAFRICA – Grupo de Estudos de Culturas e Línguas Africanas. A idéia é a seguinte: por ora o grupo permaneceria ligado ao IEG – Instituto Educacional Ginga de Limeira; depois, com um eventual crescimento do grupo, poderemos pensar em sua autonomia. O que acham?

COMICIN.
O Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro de Limeira está em fase de renovação. Novos Conselheiros serão escolhidos. É muito importante que cada cidadão ou cidadã negra participe desse processo, discutindo com antecedência qual a melhor forma de escolha dos conselheiros, interando-se das reivindicações do povo negro, candidatando-se para ser conselheiro do Comicin, mobilizando a população para participar. No dia 28/02/2012, às 19 horas, serão escolhidos 11 membros da sociedade. Cabe ao poder público indicar 06 membros para compor o conselho. Podem ser conselheiros cidadãos engajados na luta contra o racismo e por políticas públicas que beneficiam os cidadãos e as cidadãs negras. Local da Reunião: Rua Senador Vergueiro, 122, Limeira-SP.

IEG.
O Instituto Educacional Ginga fez assembléia dia 21/02/2012 para avaliação e planejamento. Para 2012 o IEG programou o seguinte: 1) Curso de yorubá para principiantes, com início previsto para março; 2) continuidade do curso de yorubá de 2011, com início previsto para março; 3) Realização da segunda edição da entrega do Troféu Abolição para organizações e pessoas que se destacam em trabalhos de melhoria das condições de vida da população, em maio; 4) Realização de seminário regional sobre políticas públicas de promoção da igualdade étnico e racial, em junho; 5) Evento na Praça para divulgação da cultura afro-brasileira, em agosto; 6) Participação no FestAfro (festiva de música afro) de Limeira-SP), em novembro.
Os membros do IEG decidiram também formar uma comissão de mulheres para tratar de temas com corte de gênero e etnia.

Desejo a todos um bom trabalho (Ẹ kú iṣẹ́ gbogbo)